Webinar Monitora Corona reúne especialistas da área que apresentam os resultados do estudo

O Webinar Monitora Corona realizado nesta segunda-feira (31) pela ABES-Rio foi um sucesso! O evento contou com a presença de especialistas da área de saneamento e meio ambiente e foi transmitido online para centenas de internautas.

O presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández, divulgou em primeira mão o SANEA-Rio, Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente que nasce com o objetivo de ser o principal evento de discussão e proposituras para o setor de Saneamento e Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. O evento tem data prevista para 4 e 5 de abril deste ano.

Iniciando os trabalhos, o professor Isaac Volschan apresentou os resultados do estudo de  monitoramento espaço-temporal da concentração de SARS-COV-2 nos esgotos sanitários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como estratégia de apoio de ações de vigilância epidemiológica da COVID-19. 

O estudo se mostrou essencial para o monitoramento do vírus, fazendo um paralelo com os dados divulgados pelas secretarias de saúde. De acordo com a interpretação dos dados foi possível divulgar semanalmente os boletins com os resultados obtidos pelas equipes altamente qualificadas que lideraram o projeto. A conclusão do estudo mostrou que a ferramenta é eficaz e permite traçar estratégias de apoio para a prevenção e contenção da disseminação do vírus. Para conhecer o projeto acesse o site: monitoracoronarj.com.br

O pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Marcelo Guimarães Araújo, afirmou que a ferramenta indica com maior celeridade que o sistema de  notificação do Ministério da Saúde, a presença de uma nova onda epidêmica. Marcelo também explicou a importância do estudo ser feito de forma territorializada, o que permite uma análise da disseminação nos bairros, levando em conta aspectos sociais e o controle da vacinação. 

Mayra Bielschowsky, da secretaria da ABES-Rio e Gerente de projetos da Cedae, participou representando a Companhia, e agradeceu o empenho de todos que participaram do estudo. A Cedae desenvolveu um vídeo explicativo sobre o projeto que nasceu de uma parceria entre a Cedae, ABES-Rio, Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (POLI/UFRJ).

Luana Araújo, médica, consultora analytics do Hospital Israelita Albert Einstein e consultora em Saúde Pública global, ressaltou que o monitoramento do vírus antecede a qualquer outro mecanismo de vigilância. Luana também destacou que a ferramenta precisa ser integrada com a saúde pública, e que é necessário superar o desafio de baratear e simplificar a tecnologia, de forma que ela possa ser usada em diferentes locais por diferentes órgãos.

A médica também pontuou que “o monitoramento deveria ser contínuo, com tecnologias mais em conta que pudessem ser utilizadas para a monitoração de múltiplos patógenos”. O presidente da ABES-Rio também anunciou o livro comemorativo de 55 anos da Associação que será lançado em breve e está aberto ao financiamento coletivo para quem quiser contribuir com a divulgação da história da maior associação de saneamento do país. 

A ABES-Rio em nome de sua diretoria agradece a parceria e a participação dos especialistas que tanto contribuíram para a realização do Webinar e para o estudo desenvolvido.

O Webinar completo está disponivel no canal: https://bit.ly/3ghlxSh

 Para mais informações sobre o SANEA-Rio, e para contribuir com o financiamento da obra de 55 anos da ABES, acesse o site: https://sanearioabes.com.br/

Acesse aqui as apresentações dos participantes.
Marcelo Guimarães Araújo
​​​​​​ Isaac Volschan

Últimas Notícias