TV BAND News: O que fazer para evitar tragédias como a de Pernambuco?

Nesta quarta-feira (1), o presidente da  Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández,  participou do jornal da TV Band News. O engenheiro apontou os principais problemas ligados à habitação e saneamento que culminaram nas recentes tragédias ambientais de Pernambuco. 

Miguel afirmou que essas situações se repetem em diversos locais do país, como aconteceu em Petrópolis no início do ano, por falha do poder público de coordenar o processo de ocupação do espaço urbano. Em suas palavras, o resultado é catastrófico, quando passamos por eventos climáticos intensos.

“É preciso disponibilizar um espaço para que as pessoas possam morar. É necessário rediscutir a política pública urbana e habitacional, para que se adeque a realidade financeira dessas famílias. É possível ocupar a área de encosta, desde que a engenharia chegue primeiro garantindo o sistema de drenagem, de contenção de encostas e que funcione também o sistema de coleta de resíduos sólidos.” afirmou Miguel.

Miguel destacou que a ABES defende que não se pode ter uma postura passiva perante a essas situações. A engenharia tem que chegar primeiro nesses ambientes, tem que estar junto do poder público para uma atuação correta. As pessoas que moram em um local de risco são vítimas dessa negligência. 

O presidente fez um alerta de que se não funcionar de forma adequada todo esse sistema de saneamento, principalmente a drenagem do solo, situações como essa podem voltar a acontecer de forma rotineira.

Assista a entrevista completa no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=IOCJ18kQtHU

Últimas Notícias