Presidente da ABES-Rio participa do corpo de jurados da 4ª Edição do Hacking.Rio

A 4ª edição do Hacking.Rio aconteceu no mês de novembro, e teve como um dos jurados Miguel Fernández y Fernández, presidente da ABES-Rio.  O Hacking.Rio, é considerado o maior hackathon da América Latina, é um movimento de impacto social e educacional, que teve início em 2018, com o propósito de inspirar pessoas que quisessem aprender as novas tecnologias e ferramentas digitais, empreender e criar soluções que resolvam problemas reais da sociedade e do mercado. 

A grande vencedora da edição ODS 6 da ONU – Água Potável e Saneamento: a Noah Smart City. A empresa responsável pelo melhor projeto para a proposta de monitoramento dos efluentes na bacia do Rio Guandu também ganhou o prêmio geral!

O empreendimento campeão utiliza sensores IoT (Internet das Coisas em português) para coletar dados capazes de avaliar mudanças de opacidade e da cor da água, fatores associados à poluição. Esses elementos ajudam a indicar a concentração de clorofila presente na água e, consequentemente, as possíveis florações das cianobactérias. Todas essas informações serão transmitidas para um dashboard interativo que permite o acompanhamento em tempo real da qualidade da água do manancial.

O desafio, coordenado pela Phygitall Soluções em Internet das Coisas e patrocinado pela Vale, renderá um prêmio de R$ 5 mil à equipe pela vitória do ODS 6 e mais R$ 30 mil pelo primeiro lugar geral da edição. E o que é melhor: o novo Centro de Inovação Socioambiental da Cedae, que será inaugurado em fevereiro, investirá na ferramenta.

Para mais informações acesse: https://hackingrio.com/

Últimas Notícias