Nota de pesar Mauro Ribeiro Viegas

A ABES-Rio comunica com profundo pesar o falecimento do arquiteto e urbanista Mauro Ribeiro Viegas, aos 103 anos, nesta terça-feira (18). Mauro se formou em 1945 pela Faculdade Nacional de Arquitetura, e fundou em 1952, a Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, como o primeiro laboratório privado brasileiro de controle sistêmico das estruturas de concreto e de seus materiais. 

Foi um dos precursores na agenda ambiental no setor de infraestrutura, tendo colaborado para a criação de um dos primeiros comitês de bacias do país, o do Rio Paraíba do Sul, em 1996. O objetivo era discutir problemas hídricos e sociais que resultavam de atividades econômicas realizadas a partir do uso irregular e sem controle da água.

 Ele também colocou de pé o projeto de criação do Sistema Guandu, construído para dar solução aos problemas na área de tratamento e abastecimento de água no Rio de Janeiro.
Viegas teve atuação relevante junto à Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), tendo sido vice-presidente do Conselho Industrial do Rio de Janeiro (Cirj) de 1995 a 2004. Ainda na entidade, presidiu os conselhos empresariais do Meio Ambiente, entre 1995 e 2001, e de Recursos Hídricos, de 2001 a 2015.

Ele recebeu a medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro em 2002 e integrava o Conselho de Eméritos da Firjan/Cirj desde 2015. Também na área de urbanismo, Viegas seguiu atuante entre os anos 1960 e 2000, tendo presidido a Cooperativa Habitacional da Guanabara e também o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ).

Últimas Notícias