A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio de Janeiro comunica com profundo pesar o falecimento de José Eduardo Albano do Amarante.
Amarante era engenheiro mecânico, com diversas especializações, ingressou na carreira em 1963 na SURSAN. Participou da criação da atual CEDAE, onde assumiu diversos cargos de gestão. Em 2007 foi indicado para a presidência da Prece Previdência Complementar, fundo de benefícios patrocinado pela CEDAE.
O engenheiro participou ativamente de associações e entidades, foi secretário geral adjunto da ABES e representante da Associação Nacional no Comitê Consultivo de Política Habitacional (COMPHAB/RJ) e na Divisão da Gerência e Desenvolvimento Institucional (AIDIS). Também foi membro do conselho diretor da SEAERJ, da Federação Brasileira de Associações e Engenheiros e da CEDAE.
Amarante assumiu cargos de gestão ao longo de sua carreira, publicou artigos de grande relevância e participou de Congressos e palestras representando as instituições em que atuava. A ABES-Rio lamenta profundamente a perda do grande companheiro que dedicou sua vida à engenharia.