O episódio do InovaRio desta semana traz Lúcio Bandeira, engenheiro civil, diretor da ABES nacional e ex-presidente da ABES-Rio. O engenheiro dedicou grande parte de sua vida à área de saneamento, atuando desde 1976 quando ingressou na engenharia. Lucio também já foi subsecretário de recursos hídricos e saneamento no estado do Rio de Janeiro.
Durante o bate papo, o engenheiro falou sobre a pauta do saneamento em nosso estado, os riscos que algumas comunidades correm por falta de infraestrutura e levantou provocações sobre a atuação do sistema CONFEA/CREA.
O ex-presidente contou da época que foi subsecretário de saneamento quando a lei estadual do saneamento foi aprovada e utilizou deste mecanismo para melhorar o planejamento urbano.
“Na minha gestão foi criada a lei estadual de saneamento, o primeiro conselho de recursos hídricos foi na minha gestão. O que nós começamos a fazer na época foi um planejamento em cima das bacias hidrográficas, para você promover o desenvolvimento urbano em cima das bacias hidrográficas. Porque você coloca uma rede de esgoto ali, tem uma coleta apropriada de resíduos sólidos e trabalha em uma drenagem correta dentro de um planejamento, você reduz ou limita a poluição nos rios. A carga orgânica que vai passar é muito pequena e ela vai desembocar lá na baía”, comentou.
Neste ano, Lucio é candidato ao lado de Sebastião Petrucci, ao Conselho Federal pelo Rio de Janeiro, ao sistema Crea, Confea, Mútua e comentou um pouco sobre sua trajetória e planos futuros.
Apresentado por Miguel Fernández, também participaram do episódio Bruno Galdino e George Neder. Os programas vão ao ar semanalmente e contam com o apoio da ABES-Rio, Diário do Rio e Clube Empreendedor Brasil.
Assista o programa completo no Youtube: https://youtu.be/KZyyqy2uOhs
Ou no Spotify: https://spoti.fi/3ATzQIb