InovaRio Podcast recebe o engenheiro ambiental, Renato Muzzolon Jr

Engenheiro ambiental e, atualmente, gerente de relacionamentos institucionais do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Renato trouxe discussões fundamentais neste episódio do InovaRio Podcast. O engenheiro falou sobre o setor ambiental, o funcionamento do sistema CONFEA/CREA, empreendedorismo e como a tecnologia está influenciando a vida profissional dos engenheiros.

Renato também trouxe a sua visão sobre como as cidades estão lidando com as mudanças climáticas. O engenheiro acredita que capitais importantes do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador ainda não estão preparadas.

“O tema mudanças climáticas é um tema que muita gente ainda tem estigma em debater e entender o que são as cidades. A gente vem discutindo cidades resilientes, inteligentes, mas isso está muito ainda na teoria e não tem uma profundidade para você operacionalizar. Então a questão da engenharia propriamente dita, o saneamento que é dividido nos quatro pilares, o pilar que hoje é o primo mais pobre que é a drenagem, não se discute. Então com certeza todas as cidades não estão preparadas para um debate tão avançado quanto mudanças climáticas, até porque como falei tem muita gente que não concorda com algumas teorias da influência do ser humano no processo de aceleramento dessa questão de períodos que eram para chover e não está chovendo”, comentou Renato.

Este episódio foi apresentado por Miguel Fernández y Fernández e Édipo Ázaro. O InovaRio é oferecido pela ABES-Rio, Diário do Rio, Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA e Clube Empreendedor.

Assista o programa completo no Youtube: https://youtu.be/Ok2z3vSnAuQ
Ou no Spotify: https://spoti.fi/3ATzQIb

Últimas Notícias