Geosmina e a beterraba, por Joper Padrão

Nesta sexta feira a Globo editou parte da reunião técnica de ontem promovida pela ABES destacando aspectos como a fala da SubSecretária do ambiente do Estado do Rio de Janeiro, em que mencionou a beterraba e a geosmina. Pois bem, a título de esclarecimento aos interessados, vale dizer: *A geosmina também está presente na beterraba e nos peixes, e é a responsável por introduzir nesses alimentos o cheiro e o gosto*. O que foi dito é sério e verdadeiro. A Globo é que editou para ironizar
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/cheiro-de-terra-molhada.htm

A Webnar foi séria e proveitosa como de costume da ABES ao longo de suas mais de 5 décadas de experiência. As informações ditas são fiáveis. por exemplo, quando editaram a fala do Gerente de Qualidade da Água falando sobre o sugestionamento, não mencionaram a minha fala realçando esse fator: o sugestionamento. Isso porque a intenção do jornalismo provavelmente tenha sido a de desacreditar os técnicos do Estado e da CEDAE.
Na Webnar tivemos mais de 100 pessoas de várias partes do Brasil interessadas no tema e interagindo. Curiosamente, muitos dos cariocas que estão criticando e comprando água mineral como se isso fosse a redenção de todos os pecados, não se plugaram. Talvez por estarem muito ocupados; talvez por não terem sido comunicados apropriadamente da webnar; talvez por ser mais fácil criticar a Operadora e desacreditar a qualidade da água, do que ter informação de qualidade. De minha parte me mantenho a disposição dos interessados para a troca de informações que nos permita melhor conhecimento da realidade tão alardeada pela imprensa.

Últimas Notícias