O portal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP, que tem o intuito de garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz, divulgou nesta terça-feira (20) o resultado do estudo que monitora a presença do coronavírus nos esgotos da região Metropolitana do Rio de Janeiro. O estudo é uma parceria entre a CEDAE, ABES-Rio, e conta com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e demais órgãos.
A divulgação da Semana Epidemiológica 14 (29/03 a 05/04) indica que após elevação da média móvel de 14 dias durante sete semanas, os recentes resultados apontam para um recuo da concentração viral presente nos esgotos. O objetivo do estudo é servir de ferramenta de vigilância epidemiológica para subsidiar o estado na adoção de políticas públicas e medidas preventivas contra a Covid-19.
Miguel Fernández, presidente da ABES-Rio, entidade responsável pela divulgação dos resultados do monitoramento, comentou: “Estamos muito orgulhosos de ver o avanço desse estudo. Ele nasceu dentro da ABES-Rio, de uma proposta da presidência da Cedae de se formar uma parceria inédita entre grandes instituições. O desafio é muito grande, pois trata-se de um trabalho de pesquisa, fronteira do conhecimento científico mundial. A nossa expectativa é que os resultados obtidos ajudem os tomadores de decisão de nosso estado sobre ações de combate ao novo coronavírus”.
Leia a matéria completa: https://bit.ly/2QjppZJ