A ABES-Rio apresenta o engenheiro civil Lúcio Henrique Bandeira, ex-presidente da seção Rio, mestre em saúde pública e atual secretário geral adjunto da ABES Nacional.
Em entrevista, Lúcio pontuou importantes questões sociais, os principais desafios do setor e como a ABES pode contribuir para o desenvolvimento de um saneamento eficiente para toda a população.
O ex-presidente da ABES-Rio começou a entrevista contando como é trabalhar na nova função de diretor na ABES Nacional.
“Hoje eu sou ex-presidente da ABES-Rio, terminei minha gestão, passei para o Miguel e hoje eu represento a ABES-Rio na diretoria nacional da ABES. Com isso, eu faço a ponte entre a ABES Nacional, levando as demandas da ABES-Rio e discutindo pautas novas para o saneamento no Brasil, principalmente sobre saúde pública. Sou engenheiro civil, com mestrado em saúde pública, então esse é o meu papel de fazer a ponte entre a Nacional com a secção Rio de Janeiro”.
Em seguida, Lúcio explicou a importante missão de articulação da diretoria nacional com todos os estados do Brasil e dividiu a responsabilidade em 3 fases:
“Ter o Congresso Nacional da ABES, que é o ponto de encontro de todos os profissionais dessa área. Dar oportunidade para que as grandes questões nacionais e estaduais estejam ligadas em um único espaço. O segundo ponto é a divulgação dessas tecnologias, hoje a gente tem uma revista de saneamento ambiental que está sendo publicada em inglês, então além da abrangência nacional hoje a gente já começa a divulgação internacional. E na terceira fase é a questão de organização de outros eventos relacionados ao meio ambiente, temos intercâmbio com Portugal, outro com a Itália e o grande Programa Nacional de Qualidade do Saneamento, onde a gente premia algumas Entidades que preenchem alguns requisitos referentes a esse Programa Nacional”.
Finalizando o papo, o diretor da Nacional concluiu com a contribuição da ABES-Rio para os avanços do setor de saneamento no Brasil.
“Nesse ano fizemos o SANEA-Rio onde a gente conseguiu reunir as autoridades do setor tanto estadual quanto municipal neste evento. Estamos colocando em discussão para a sociedade através das nossas mídias sociais os principais problemas que acontecem nas questões de saneamento, qual o papel das instituições nos desastres que aconteceram aqui no Rio, a questão da inovação tecnológica, isso é um papel importante além de promover cursos de importância tecnológica para os atores dessa área do saneamento. Envolvendo abastecimento de água, rede de esgoto, nosso papel aqui no Rio é além dessas diretrizes nacionais ter pautas específicas da nossa região aqui”.
Faça parte você também da associação mais atuante do setor. Associe-se à ABES-Rio.