O programa Balanço Geral RJ da Record TV veiculou na última quinta-feira (22) reportagem com entrevista do professor Isaac Volchan, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES-Rio, e de Miguel Fernández y Fernández, presidente da associação. A matéria tratou sobre os recentes resultados do estudo que monitora a presença do coronavírus nos esgotos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O objetivo do estudo é ser uma ferramenta para o estado adotar políticas públicas e medidas preventivas contra a Covid-19. As análises divulgadas pela ABES-Rio mostram que a concentração de traços do vírus nos esgotos caiu 15% em abril. A redução vem depois de 7 semanas de elevação da média móvel da concentração viral.
“A gente começou a alertar sobre o início de uma nova onda, antes de começar a afetar os estabelecimentos de saúde. Esse estudo tende a antecipar o que vai acontecer, o que permite adotar medidas preventivas. “ declarou Miguel.
O professor da UFRJ e coordenador do estudo, frisou a importância do monitoramento que já é realizado em diversos países. “Não resta dúvida de que essa ferramenta pode sim ser utilizada no controle do monitoramento da presença do vírus, e também para outras finalidades.
Confira a reportagem completa no Youtube