ABES-Rio na mídia – TV Rio Sul: Saneamento Básico: saiba como está a situação nas seis maiores cidades da região

No dia 19 de novembro é celebrado o Dia mundial do vaso sanitário. O presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández, conversou sobre a data com o RJTV da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo. 

Segundo apuração do jornal, a data serve para abordar a falta de saneamento básico. No Brasil, por exemplo, quatro em cada dez cidades não têm serviço de esgoto. Miguel Fernández explicou sobre os processos que compõem todo o sistema de saneamento.

“O saneamento básico é uma estrutura fundamental para a saúde pública. Ela é composta pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem das águas de chuva e a coleta e disposição final dos lixos. Essas são funções fundamentais e garantidas pela legislação a todo cidadão. E cabe a Prefeitura fazer esse serviço ou conceder esse serviço, se você não tem esses serviços na sua casa, deve procurar os seus direitos. A Prefeitura é o órgão responsável, mas ele pode ser concedido como aconteceu agora com os serviços de água e esgoto. Agora nesse novo modelo, é a Agência reguladora que fica responsável por fazer esse papel e tem como objetivo que as metas de abastecimento e de universalização de coleta dos esgotos sejam realizadas nos próximos anos”, comentou Miguel.

A reportagem completa está disponível no Youtube da ABES-Rio: https://youtu.be/CxY4ZjnZzyI

Últimas Notícias