ABES-Rio marca presença na etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2022

A cerimônia de premiação da etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2022, aconteceu nesta segunda-feira, 6 de junho, de forma presencial e inédita, integrada à agenda da Conferência Internacional Rio2030 e acontece até sábado (11), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

Na abertura do evento, Miguel Fernández y Fernández, presidente da ABES-Rio, relembrou o propósito do JPS e o significado do Prêmio para os jovens estudantes. 

“Estou emocionado com o evento. O JPS foi criado para reoxigenar a importância do trabalho voluntário para o trabalho profissional. O SJWP é um trabalho incrível e desafiador. Dá destaque para a garotada que está começando e despertando o interesse pela ciência. Já fiz parte da banca examinadora e fui coordenador nacional do JPS [biênio 2014-2016]. O evento de hoje é uma realização de um trabalho muito forte ao longo dos anos”, concluiu o presidente da ABES-Rio.

Representando a ABES-Rio, também marcaram presença os diretores Hallison Marques, que é gerente de projetos e implantação de sistemas na CEDAE, Karina Alencar, que é  economista e chefe de departamento da CEDAE, e a coordenadora do JPS-RJ, engenheira ambiental e sanitarista, Rayssa Jacob.

Camilly e Laura são duas estudantes do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório e foram premiadas no evento com a participação da orientadora,  professora Flávia Santos Twardowski Pinto. As jovens cientistas afirmaram que se sentem realizadas por representar o Brasil na etapa internacional, que será realizada durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, na Suécia, de 29 de agosto a 2 de setembro.

Ao longo da programação do dia, o diretor executivo da Abes-Rio, Josivan Cardoso, participou do lançamento da Plataforma Ambiente+ do Instituto Estadual do Ambiente – INEA. Já a discussão no painel  Conexão Jovem (“Young Connection For Today”) e Semana do Meio Ambiente Rio 2030, foi mediada por Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do Programa JPS-SP e líder na comissão organizadora do Prêmio SJWP.

A ABES-Rio agradece o empenho de todos que participaram, dos membros da JPS Rio e também da Comissão Organizadora do SJWP, Luan Oliveira, Mariana Albuquerque, Yuri de Lima, Jéssica Maia, Priscilla Reis, Andressa Camargo, Lucas de Jesus e Victor Cittadino.

Confira mais detalhes do evento no site da ABES Nacional: https://bit.ly/3O8gMJY

Últimas Notícias