A ABES-Rio esteve presente no evento que marcou a entrega e o debate final a respeito do Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMetGIRS). A audiência pública foi realizada pelo Instituto Rio Metrópole no auditório do DER-RJ, no Centro do Rio, na última quinta-feira (5).
O Plano consiste em atender as necessidades dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio na destinação dos resíduos sólidos, através de atividades de manejo, de infraestrutura e de viabilização de instalações operacionais de transbordo, centro de triagem, tratamento e destinação final ambientalmente adequada, em conformidade com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
A ABES-Rio foi representada pelo diretor Hallison Marques. Em uma de suas falas, Hallison ressaltou a importância do debate envolvendo o tratamento de resíduos sólidos e a complexidade dos desafios.
“O novo marco do saneamento básico traz a temática do tratamento dos resíduos sólidos como parte central do problema. No caso do tratamento do esgoto é onde as pautas se encontram, com o desafio de urbanizar. Não consigo pensar em saneamento sem pensar em urbanização. O nosso desafio conta com todos e as áreas precisam trabalhar integradas para que os resultados aconteçam no menor tempo possível”, afirmou Hallison.
A ABES-Rio reafirma o seu compromisso em participar de debates que possam trazer benefícios ao saneamento do Rio de Janeiro através de implementações sustentáveis.