Controle social exercido por associados da ABES-Rio resulta em manutenção de bocas de lobo em Saquarema

Recentemente associados da ABES-Rio tomaram conhecimento sobre a situação de bocas de lobo com esgoto aparente e em má condições na cidade de Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. As imagens do local foram compartilhadas via grupo de WhatsApp com membros da Associação.

Prontamente o secretário de Meio Ambiente da cidade, Gilmar Magalhães, foi acionado por um membro do grupo da ABES-Rio que descreveu a situação e solicitou providências. Na mesma semana, a Secretaria fez o mapeamento do local e entrou em contato com a concessionária responsável pelo abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto do município, a Águas de Juturnaíba. 

Foi solicitada à concessionária a limpeza imediata dos PVs e Cxs boca de lobo, buscando assim mitigar o extravasamento de resíduo oleoso para a Lagoa de Saquarema.  Após avaliação da situação, uma equipe de manutenção foi designada ao local para solucionar o problema que poderia acarretar em doenças à população e danos ao meio ambiente.  

O controle social, como o que foi exercido pelos associados, pode ser feito por qualquer cidadão que se deparar com situações semelhantes. É imprescindível que a população tome consciência e fiscalize o bem público. 

Tendo em vista a situação e motivada pela atitude da ABES-Rio, a Secretaria em parceria com a Águas de Juturnaíba, criou o Programa Trata Óleo, como ação inicial de educação ambiental. As instituições planejam implementar no município uma campanha de conscientização com a colocação de ecopontos para que comerciantes, residentes e turistas não descartem erroneamente materiais que possam interferir no saneamento da região, como o óleo de cozinha. 

A ABES-Rio agradece o empenho de seus associados e ressalta que toda entidade e sua diretoria permanece atenta às demandas dos engenheiros e sanitaristas e que continuará comprometida em prol do saneamento do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias