Abes-Rio é eleita para compor a diretoria do Comitê Guandu-RJ

A primeira reunião Ordinária da Plenária do Comitê Guandu-RJ aconteceu na última semana (25) e elegeu os novos membros do Colegiado. Diversos representantes de organizações públicas, civis e da iniciativa privada participaram. Josivan Cardoso Moreno representando a Abes-Rio foi eleito para a diretoria do Colegiado.  Assim como os demais empossados, a missão do Colegiado é de gerir a bacia que abastece cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Neste novo ciclo, o Comitê irá atuar fortemente em educação ambiental, no desenvolvimento de um plano para os municípios voltado aos recursos hídricos, e no projeto observatório de bacia, que irá implementar estações de monitoramento em diferentes pontos da bacia que permitirão informações em tempo real sobre a qualidade da água.

Paulo de Tarso Pimenta, representante da FIRJAN, foi reeleito Diretor Geral do Comitê e afirmou a importância da participação da Abes-Rio neste novo biênio. “O Comitê Guandu-RJ atua na região hidrográfica da mesma forma que constituiu seu Plano Estratégico de Recursos Hídricos: conciliando interesses sociais e base técnica. E a ABES, que há 54 anos atua pelo saneamento e pela saúde das pessoas, se encaixa perfeitamente nesses pilares, e com certeza vai fortalecer não só essa diretoria mas também a gestão participativa da região hidrográfica responsável pelo abastecimento de cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e também de boa parcela do setor produtivo do estado” afirmou.

Josivan Moreno, representante da Abes-Rio declarou que a participação da entidade acontece desde o início do processo de formação do Comitê, e a qualifica como essencial. “A experiência da Abes no colegiado acontece desde o início do Comitê, com forte contribuição nas decisões técnicas.  Isso promove uma melhor capacidade de interagir com todos os atores envolvidos no processo, principalmente para tomadas de decisões e implementação da gestão integrada. A Abes cumpre sua missão dentro do sistema de recursos hídricos, dando suporte nas discussões, principalmente quando trata-se de assuntos relacionados à sustentabilidade das águas.” afirmou.

O Comitê agora irá compor suas instâncias, ou seja, as Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho, para seguir com os trabalhos em prol da bacia. A lista com a composição plenária está disponível no site do Comitê.

Últimas Notícias